18 de junho de 2009

Pokemon Ranger

Enquanto que este jogo não pode ser considerado como uma verdadeira sequela para os coloridos RPGs da série, irá certamente agradar àqueles fãs que estão a aguardar as versões Diamond e Pearl. A jogabilidade encontrada aqui é diferente de qualquer outra de um RPG do Pokémon, com novas funcionalidades e um mundo completamente novo que irá seguramente agradar aos fãs dos clássicos desta série.
Com todas as novas funcionalidades vem também uma nova personagem, um rapaz (ou rapariga, tudo depende da vossa escolha inicial) que é um Pokémon Ranger. Apenas a título de curiosidade, tal tarefa não tem absolutamente nada a ver com "sentai" (um tipo de série japonesa vulgarmente considerado como "Power Rangers" fora do Japão). No entanto, é essa a designação dada a um grupo de pessoas que usam os Pokémons para tomar conta do ambiente e realizar diversas tarefas para ajudar a população humana.
Com as missões principais (apesar de ser um RPG, este jogo é também baseado em missões) a serem atribuídas nos diversos quartéis que irão encontrar, podem esperar ser dados missões como remover todas as rochas que estão a bloquear caminhos numa caverna, encontrar Pokémons perdidos para os seus donos ou simplesmente escoltar alguém a um determinado ponto, entre muitas outras. No entanto, contrariamente ao que sucedia em "Fushigi no Dungeon Blue", neste jogo não existem missões geradas aleatoriamente, o que é uma pena.
Para cumprirem essas missões, e visto que terão apenas um único Pokémon a acompanhar-vos durante a vossa aventura (Plusle ou Minun, dependendo do sexo que escolherem no início do jogo), irão necessitar de capturar mais desses monstros para vos ajudarem. Inicialmente apenas poderão ter até 4 deles ao mesmo tempo, mas à medida que avançam na aventura poderão ter até 7. Uma importante modificação prende-se com o facto de desta vez os Pokémon serem apenas temporariamente capturados com auxílio da vossa "Stylus", desaparecendo da vossa equipa após terem sido utilizados uma única vez, seja em batalha ou em campo.
Isto torna o jogo em algo bastante mais estratégico do que poderíamos pensar inicialmente, com o jogador a ter de gerir correctamente o seu espaço livre de modo a guardar o Pokémon que pareça mais útil no futuro. Enquanto que em campo poderão usar os monstros para limpar ou remover qualquer tipo de obstáculos que se encontrem no vosso caminho (desde que tenham um Pokémon do tipo necessário e com força suficiente), nas batalhas estes irão utilizar um determinado ataque da sua especialidade ou (dependendo unicamente do Pokémon seleccionado) mudar o elemento da vossa "stylus" para um outro, o que a torna bastante mais efectiva quando se pretende capturar um determinado tipo de Pokémon. Por exemplo, usar um Blastoise no meio de uma batalha faria com que fosse mais simples capturar um Charizard, mas também faria a "stylus" mais fraca relativamente aos ataques do temível monstro do fogo. Ainda assim, se usassem um Blaziken contra esse mesmo Charizard, capturar o inimigo (a acção que, ao ser completada, termina a batalha) não seria mais simples MAS seriam mais fortes contra os ataques inimigos.
Uma nota importante deve ser dada à acção de "capturar", visto que é realmente possível capturar QUALQUER Pokémon que encontrem, considerando que consigam entrar numa batalha contra ele. Se for um Pokémon selvagem, depois de o vencerem este será adicionado à vossa equipa por algum tempo, mas (ao contrário do que geralmente acontece) se defrontarem um Pokémon que tem treinador (ou que é encontrado em condições muito específicas) apenas os seus dados completos serão adicionados ao Pokedex, algo que a meu ver é bastante bom. Sobre aqueles dos quais não conseguem encontrar em batalha, simplesmente recebem alguns dados relativos a eles e é tudo.
Agora poderão estar a perguntar-se: "mas afinal como os capturo?". Bem, usando a "stylus" da vossa consola devem desenhar linhas fechadas em torno do inimigo. Cada vez que desenhem uma linha completa o HP do adversário irá descer um pouco, e quando chegar abaixo de 0 ainda poderão dar mais umas voltas, o que irá incrementar a experiência ganha por vencerem esse Pokémon. Apesar disto parecer simples, não o é. O Pokémon em questão irá estar a mover-se, por vezes mesmo tentando fugir da captura do jogador ou atacando a posição da "stylus" (o que irá baixar o vosso próprio HP), o que ao suceder (ou simplesmente se afastarem a "stylus" do ecrã) irá fazer com que o HP adversário volte ao seu valor inicial, tornando as batalhas obviamente mais difíceis.

Para baixar clique no link:

http://www.megaupload.com/?d=KA17H8LA
http://rapidshare.com/files/142496323/Pokemon_Ranger__E__Nintendo_DS.rar

Nenhum comentário:

Postar um comentário